Palestra com psicóloga desmistifica temas importantes

Palestra com psicóloga desmistifica temas importantes

Na quinta-feira passada o SINPRFRJ, em apoio a 5ª SRPRF, disponibilizou para categoria PRF e seus auxiliares, duas palestras sobre Suicídio Policial e Depressão. As palestras foram dadas pela psicóloga Maria Elisabete Mendes Marques e realizadas no auditório da Superintendência, onde contou com a presença de mais de 50 participantes.

 

Elisabete é expertise em avaliação psicológica para porte e registro de arma de fogo há 20 anos. Ela é conveniada pela DPF e trabalha com a aeronáutica, marinha, polícia civil, além do SINPRFRJ. Tem MBA em Gestão de Pessoas, especialização em terapia na abordagem humanista e coaching pela SBC. Segundo ela, a conscientização de temas tão profundos e graves, como os abordados sobre depressão e suicídio, é de suma importância na área de segurança pública. A depressão é um dos caminhos que leva ao suicídio, é preocupante, é   avassaladora e infelizmente está crescendo entre as doenças mentais, ressaltou.

 

Ponto alto da palestra foi afirmação feita de que o suicídio não é silencioso como dizem.

_ Ao contrário do que falam, ele grita, mostra seus sinais e só quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir, estará enfrentando este tabu e consequentemente salvando vidas! Ressaltou a psicóloga.

 

Quando perguntada sobre o que achou dos participantes, Elisabete disse ser compensador ouvir PRFs falando sobre si e sobre a importância de assuntos específicos abordados. Por ser tabu, existe uma dificuldade em entender e falar sobre eles.

 

Palestras assim são importantes para categorias de segurança como um todo, pois desmistificam temas tão importantes. A partir do esclarecimento, o profissional de segurança se sente apto e seguro para ajudar e evitar que o pior aconteça.

 

Confira aqui algumas imagens