Skip to content Skip to footer

SINPRFRJ participa de reunião sobre saúde mental na 5ª SRPRF

Foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, dia 11 de março, uma reunião para falar sobre a saúde mental dos servidores. O PRF Marcelo Ligiero, diretor do SINPRFRJ, participou representando o sindicato. O objetivo principal da reunião foi promover uma discussão sobre o assunto, trazendo conhecimento e mudanças de atitudes para auxiliar colegas e familiares que estejam com problemas de ordem psicológica.

Sabemos que as políticas de segurança pública não incluem a saúde mental dos agentes policiais em seu programa, fazendo o profissional de segurança pública, de maneira geral, viver à margem de programas existentes na área. Estudos comprovam que 80% dos policiais não se sentem reconhecidos pela sociedade nem pelos seus superiores. Segundo matéria publicada pelo site Metrópole, “o Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP) entrevistou, em 2015, por meio de um questionário on-line, 18.007 policiais de diversas instituições em todo território nacional. Desse total, 3.225 já haviam cogitado se matar e 650 chegaram a tentar suicídio. Estresse, desestímulo, jornada excessiva de trabalho e perseguição eram queixas presentes nos discursos de agentes que decidiram colocar um ponto-final à própria existência”.

 

Para o SINPRFRJ, a saúde mental de seus associados, ativos ou aposentados, sempre foi prioridade. Desde 2011, o sindicato disponibiliza atendimento psicológico de apoio ao associado. No decorrer destes oitos anos de atendimento, centenas de consultas foram realizadas e várias frentes de atendimento psicológicos foram oferecidos para grupos distintos, como: PNL para aposentados, palestras sobre Burnout na superintendência para PRFs ativos, atendimento emergenciais no consultório, etc. O SINPRFRJ teve participação ativa na reunião e, a partir dela vai desenvolver em parceria com a 5SRPRF um trabalho em conjunto com psicóloga contratada pelo sindicato – num primeiro momento – e, futuramente, pela contratação da 5SRPRF.