FENAPRF SE REÚNE COM DIRETOR-GERAL DA PRF

FENAPRF SE REÚNE COM DIRETOR-GERAL DA PRF

Fonte: FenaPRF

Na tarde desta quarta-feira (3), a FenaPRF, por intermédio de seu presidente e seu vice-presidente, juntamente com o PRF e Deputado Federal Nicoletti (PSL-RR), se reuniu com o Diretor-Geral da PRF, Eduardo Aggio, para debater situações relacionadas à instituição e seus servidores.

No encontro, o presidente da federação, Dovercino Neto, levou as preocupações do efetivo relacionadas à atuação da PRF, em especial diante da recente publicação de resolução do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, que possibilita a fiscalização de trânsito nas rodovias federais não apenas por agentes do DNIT, mas também por servidores de outros órgãos municipais e estaduais, por meio de convênios.

O Deputado Nicoletti destacou que essa resolução gera insegurança para a sociedade, na medida em que possibilita a atuação de mais de um órgão de trânsito no mesmo local, além de ser uma medida que eleva os gastos públicos, com duas ou mais estruturas e servidores de órgãos distintos realizando um único trabalho na mesma localidade. Ressaltou ainda que irá levar essa discussão ao Congresso Nacional, buscando uma solução definitiva para o caso, e destacou que já existem vários parlamentares atentos à essa questão.

O presidente da FenaPRF ainda tratou das preocupações sobre eventuais mudanças na identidade visual da PRF, bem como do histórico de atuação nas atividades de fiscalização de trânsito e da importância das Unidades Operacionais como base das atividades policiais e ponto de apoio e referência para a sociedade em todo o país.

Neste sentido, o Diretor-Geral esclareceu que existe um plano de identidade visual aprovado e que ele busca valorizar as cores históricas da PRF, destacando que existem variações relacionadas a certas atividades do órgão, de acordo com a estratégia visual aprovada pela instituição. Ressaltou, ainda, que não existe diretriz nacional para fechamento de Unidades Operacionais, e que as atividades de fiscalização de trânsito são fundamentais para o alcance dos objetivos institucionais da PRF.

Sobre o Teste de Aptidão Física 2020, que tem prazo para realização até o final de fevereiro de 2021, o vice-presidente da FenaPRF, Marcelo Azevedo, pontuou a importância de se estender esse prazo, uma vez que os casos de contaminação por COVID-19 ainda estão em níveis altos no país, e que o processo de vacinação ainda não se iniciou na categoria. O Diretor-Geral se comprometeu em estabelecer um prazo maior para que todo efetivo participe, sem prejuízos nos programas da PRF.

Ao final, foi discutido pelos presentes a preocupação da categoria com propostas relacionadas à reforma administrativa que pudessem apresentar divisões entre servidores da ativa e servidores aposentados. A esse respeito, houve o comprometimento para que nenhum membro da carreira PRF seja abandonado, sendo buscada a devida valorização, inclusive salarial, para todos os servidores pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pela PRF.

Estiveram ainda presentes na reunião o Diretor Executivo, José Lopes Hott Junior, a Diretora de Gestão de Pessoas, Sílvia Borges, e a chefe de Gabinete da Direção Geral, Stefani Vogel.