O presidente do SINPRFRJ, José Roberto G De Lima Neto, participou ontem (18AGO) de reunião convocada pelo Procurador da República, Dr. Eduardo Santos de Oliveira Benones. A pauta foi saúde mental nos órgãos de segurança pública federal no Estado do Rio de Janeiro.
O Procurador da República, Dr. Eduardo Benones, é Coordenador do Controle Externo da Atividade Policial, e convocou a reunião para tratar da implantação de programas de auxílio relacionados à saúde mental. Estiveram presentes, além do Procurador, o presidente do SINPRFRJ, José Roberto G de Lima Neto e o presidente do SSDPF-RJ, Luiz Carlos Cavalcante.
Foram avaliadas várias possibilidades em relação ao adoecimento mental do policial, desde a lotação distante, trabalho noturno, pressão sobre os policiais em decorrência do próprio serviço e produção. Outras possibilidades vistas, mais recentemente, são problemas no RH por causa da reforma administrativa e por causa da mudança para o Ministério da Economia, por exemplo.
“A reunião foi muito proveitosa. Mas faremos outras reuniões. O MPF, através do Controle Externo, está preocupado com a saúde mental dos servidores e pediu para avaliar, verificar casos”, concluiu De Lima.