Na última quinta-feira (16), o Governo Federal convocou centrais sindicais e entidades membros do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Tipicas do Estado (Fonacate) para a primeira reunião da mesa de negociação pela recomposição salarial dos servidores públicos federais. O presidente da FenaPRF, Dovercino Neto, acompanhou todo o encontro.
No encontro, mediado pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, o Governo apresentou de pronto uma proposta de reajuste de 44% no auxílio alimentação dos servidores, algo em torno de R$200,00.
A principal pauta esperada pelos representantes sindicais havia ficado em aberto. A resposta veio somente nesta sexta-feira (17), com uma proposta de 8% de reajuste salarial a partir do mês de março, que está dentro do valor previsto no orçamento aprovado na Lei de Orçamentária Anual, de R$11,2 bilhões.
Os sindicatos de servidores públicos federais firmaram o compromisso de consultar suas bases e discutir no ambiente dos fóruns a proposta do Governo Federal antes de dar uma posição quanto à porcentagem que foi ofertada.