A campanha “Outubro Rosa” é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama.
É um movimento internacional criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões (excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma), com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste.
Um artigo científico brasileiro publicado na revista Public Health in Practice, neste mês de setembro, aponta que as campanhas do Outubro Rosa aumentam as ações preventivas de combate ao câncer de mama: o volume de busca por mamografia aumenta em 39% no período da campanha e nos meses imediatamente seguintes, segundo a publicação.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.